Com as mãos, o terapeuta executa um conjunto de movimentos diretamente sobre a pele do paciente ou sobre roupa leve.
.
Suaves e precisos, os movimentos são executados em determinada sequência em pontos específicos da fáscia muscular e desencadeiam intensos e profundos efeitos sobre todo o organismo.
.
Os movimentos equilibram o Sistema Nervoso Autonomo, alternam os domínios do Sistema Simpático(estado de prontidão, reação a situações de perigo, medo, esforço intenso, stress físico e emocional, excitação) e
Parassimpático(descanso, relaxamento, restabelecimento), ativam os Sistemas Nervoso, Endócrino e Linfático e provocam liberação profunda de estresses.
O Bowen age sobre todo o corpo e resulta em relaxamento e equilíbrio orgânico, redução de dores, lesões específicas, padrões de postura, disfunções musculares e outros problemas de saúde, agudos ou crônicos.
Individualizada, a terapia atua de modo suave e não invasivo, respeita o tempo e a capacidade de recuperação de cada organismo, sempre de acordo com o necessário para que a recuperação possa ocorrer naturalmente nos níveis físico, químico, mental e emocional.
.
MECANISMOS FISIOLÓGICOS
Mecanismos através dos quais a Terapia Bowen alcança resultados significativos:● Reflexo de alongamento ou miostático
● Proprioceptores articulares
● Fáscia muscular
● Reflexos no segmento víscero-somático da espinha
● Pontos e meridianos de acupuntura
● Sistema linfático
● Desintoxicação